Clarinha e suas mamães

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segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Mães/Pais podem prejudicar o aprendizado da fala das crianças!


Algumas atitudes das mães/pais podem atrasar o processo de desenvolvimento da fala das crianças. 

Claro que não é intencional por parte dos adultos, já que as primeiras palavrinhas são mais do que esperadas. Na maioria das vezes, as mães/pais estão apenas tentando ajudar a criança.
Criança com megafone
Um dos erros mais comum é corrigir a criança quando esta fala uma palavra incorreta ou repetir a palavra errada porque ficou “engraçadinho”.
Se as mães/ pais corrigem sempre a palavra errada, a criança pode ficar envergonhada e até irritada por ser constantemente corrigida e não querer falar mais. Já repetindo a palavra errada e achando graça as mães/ pais estarão incentivando a criança a continuar a falar errado. O ideal é repetir a palavra corretamente sem corrigir. Se a criança diz “Olha o tatorro”, as mães/ pais devem responder enfatizando a palavra correta “Cadê o cachorro? O que o cachorro está fazendo? Que bonito o cachorro!”. Indiretamente ele está ensinando a criança sem ser rígido ou até mesmo grosso.
Trocar o nome de um objeto por um mais fácil achando que ajudará a criança é errado também. Chamar a chupeta de “peta” ou a mamadeira de “Tetê” faz com que a criança tenha que aprender duas palavras para um mesmo objeto, podendo prejudicar e atrasar o desenvolvimento da linguagem.
Dizer “Té o seu bunetu?” em vez de “Quer o seu boneco?”. Isso pode atrasar o desenvolvimento de alguns sons e as mães/ pais também estarão incentivando a fala errada.
Diminutivos não são bem vindos para os pequenos que estão começando a falar. Dizendo carrinho para carro ou gatinho para gato as mães/ pais estão aumentando a palavra,, dificultando o entendimento e a produção da fala.
Estimule o pequeno a dizer o que ele quer - Um dos artifícios que as crianças usam quando estão começando a desenvolver a fala é o gesto. Aponta para a água quando quer água, para o brinquedo quando quer brincar ou mesmo para a cama quando quer dormir. Se as mães/ pais simplesmente executam o desejo da criança não estão criando nela a necessidade de falar. Falar é difícil para quem está começando e, se apontando tem o que quer, porque a criança vai querer falar? As mães/ pais devem falar o que a criança quer antes de realizar o desejo e se a criança já produz alguns sons deixe que tente falar, mesmo que não saia o som correto, depois repita a palavra corretamente e faça o que a criança quer.
Uma das dicas mais importantes é conversar com a criança na sua altura, olho no olho. Abaixe-se e fale com os pequenos assim eles poderão ter um modelo visual, verão os movimentos dos lábios e língua, além do modelo auditivo. Até os três anos a criança pode falar alguns sonzinhos errados, mas todos devem entendê-la. Já aos cinco, a articulação da fala deve estar completa usando muito bem a linguagem.


Bjos, Eri.

2 comentários:

  1. Acho que lá em casa acabamos por fazer isso, meio que intuitivamente; não o corrigimos, nem repetimos as palavras trocadas; Caio está com 1 aninho e 7 meses e fala absolutamente tudo; além de conhecer um número enorme de palavras e expressões, está começando a formar frases utilizando verbos... e erra... e troca... E EU ACHO SIMPLESMENTE LIIINDO!!!! Eles inventam umas palavrinhas ou um jeitinho de falar determinadas coisas que é impossível não rir; mas, em nome da boa pedagogia não incentivamos o erro;na cama, de noite, rimos a valer quando lembramos das palavras ditas durante o dia.
    um bj para vcs

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  2. Rsrsrsrs, pois é, mas é lindo mesmo, ficamos encantadas com o progresso de nossos filhotes, bjão pros três.

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